Hoje em dia, quase todas as empresas e pessoas estão presentes nas redes sociais. Mas, só isso, não basta. Interagir com os seguidores, além de fazer com que eles interajam entre si e com o seu conteúdo é tão ou mais importante do que ser seguido por milhões do outro lado da tela. Se você ainda não conhece a importância das interações nas redes sociais, vai começar a entender a partir de agora. Vamos lá?
O que é interação nas redes sociais
A interação nas redes sociais acontece quando o seu público responde às suas postagens, seja reconhecendo o seu valor, discutindo o seu conteúdo, reagindo positivamente ou negativamente, além de salvar o material e compartilhá-lo com outras pessoas.
Diferença entre interação e engajamento
Um conceito depende do outro, e a maneira mais fácil de distingui-los é definindo a interação como o relacionamento entre seguidores com o perfil e entre si nessa página. Já o engajamento, diz respeito às métricas que são usadas para avaliar a eficácia das estratégias de interação nas redes sociais.
Entre os principais métrica de engajamento, estão:
- Visitas ao perfil;
- Respostas de stories;
- Cliques no link (perfil e stories);
- Cliques nos CTAs (call to action);
- DMs (Direct Messages);
- Envios, compartilhamentos e salvamento de posts.
Você conhece a importância das interações nas Redes Sociais? As vantagens de interagir
Vamos, por um momento, nos imaginar fora do ambiente digital, em uma faculdade, por exemplo. Você pode escolher entre uma matéria e outra para se matricular. Em uma delas, o professor sai despejando conteúdo, fala do início ao fim e os alunos ficam contando os minutos para a aula terminar e irem embora. Na outra, são estimulados a interagirem, contribuem com a melhoria do material e compartilham o que aprenderam entre si e até com colegas de outros cursos. Qual disciplina você escolheria? Fácil a resposta, não é mesmo?
Nas redes sociais não é diferente. Quanto mais interação com os seguidores, mais relevante são as suas páginas e mais resultados são alcançados na estratégia de Marketing Digital.
E o que não faltam são vantagens quando o assunto é a interação, entre elas:
- Humanização das marcas;
- Compreensão das demandas do público;
- Resolução de problemas de consumidores e auxílio no gerenciamento de crises;
- Aquisição de insights para desenvolver conteúdos e até novos produtos;
- Aumento do alcance das postagens;
- Otimização dos algoritmos das redes sociais (quanto mais interação, seu post é entregue para mais pessoas).
Como as interações acontecem em cada rede social
Instagram:
A exibição das postagens no feed não acontece de forma cronológica. Além de avaliar itens como preferências, amizade e parentesco, o algoritmo do Instagram contabiliza a frequência de interações do seguidor com o perfil para entregar a postagem para mais pessoas (ou quem você realmente deseja atingir).
Toda vez que você posta no seu perfil, provocando interações e compartilhamentos, ou comenta no perfil de outras pessoas, o Facebook multiplica o alcance do seu conteúdo. Quando a interação não acontece, o algoritmo considera a sua página como inativa e ela fica cada vez mais escondida junto com as suas postagens.
Twitter:
É praticamente impossível pensar em Twitter sem a interação. Ela é a razão de ser dessa rede social. Ou seja, aqui o silêncio é um verdadeiro túmulo para o seu perfil, fazendo a classificação nos motores de busca e no algoritmo caírem vertiginosamente.
TikTok:
No TikTok, curtidas, comentários e cliques também tem o seu lugar no mundo das interações. Mas, aqui, a estrela é a média visualizações dos vídeos e do perfil de quem postou, em função do interesse que esses materiais geram.
Dicas para aumentar e lidar com as interações
- Responda sempre os comentários e não “enrole” os seguidores na solução de problemas.
- Permita que os compartilhamentos sejam contados e use isso como prova social.
- Promova Quizzes e Enquetes com frequência, e nunca as deixe sem resposta.

- Use e abuse das barras de reação nos stories.
- Faça lives, de tempos em tempos, para aproximar você, seu produto ou serviço do seu público.

- Use o recurso da contagem regressiva para datas importantes ou lançamentos.

- Interaja com uma linguagem mais informal, mesmo que a empresa seja de um segmento tradicional.
- Use chatbots no direct em conjunto com o atendimento humano.
- Faça perguntas nas postagens para provocar comentários, mas não force a barra.
- Desenvolva conteúdos de acordo com as reações do público e com base na construção da Persona.
Mais do que perguntar se você gostou desse conteúdo, a Incena Digital se coloca à disposição para colocar o seu negócio na cena certa quando o assunto é interação e engajamento. Conte com as melhores ferramentas e o nosso elenco de especialistas. Porque, afinal de contas, de diálogo nós entendemos muito bem. Até a próxima!