Não é de hoje que os usuários do Instagram precisam se adequar aos novos formatos de atualização da plataforma. Vídeos, reels, fotos e carrossel são várias as formas de divulgar produtos e serviços na internet. E sempre fica aquela dúvida: qual a melhor forma de entrega nessa rede social? Qual permite mais engajamento? Mais curtidas e maiores taxas de conversão de clientes?
O Instagram nos últimos anos, como forma de competir com o TikTok, ou também como é muito conhecido, Rede Vizinha, investiu numa maior entrega de vídeos aos seus usuários. Inicialmente criada para o compartilhamento de fotos, a plataforma deixou o formato de lado após ver o sucesso de sua concorrente direta e criou seu próprio formato para vídeos rápidos, o Reels. O que acontece é que a última atualização do Instagram voltou a priorizar as boas e velhas fotos. E agora? O que fazer?
Dando unfollow na concorrência | Atualização do Instagram
De acordo com o CEO do Instagram, Adam Mosseri, a empresa focou demais em vídeos, o que mudou muito a configuração original do aplicativo, sendo agora uma prioridade a mudança desse cenário. Essa corrida por videos trouxe muita insatisfação aos usuários. Já no ponto de vista dos profissionais de marketing, essa notícia torna-se cansativa na busca eterna pelo que o algoritmo entrega mais. Mas a adequação tem que ser feita.
Um passo para trás para seguir firme em frente
A decisão de priorizar vídeos ao invés de fotos fez com que o aplicativo introduzisse alguns recursos novos como reels e stories de tempo maior, chegando a 60 segundos, e até bônus em dinheiro para os principais criadores de conteúdo. O próprio layout do app mudou, apresentando muita similaridade com o do TikTok, juntamente com um novo algoritmo que priorizava vídeos em vez de outros conteúdos. A grande questão é que essas mudanças não impediram o crescimento exponencial do TikTok, assim como não agradaram a maioria dos usuários. Dessa forma, a mudança não estava funcionando como o esperado.
Atualização do Instagram voltou a priorizar as fotos: os números ajudam
Assim, o Instagram comunicou que tem trabalhado para restaurar uma abordagem mais equilibrada e as métricas internas indicam que isso está funcionando. Relatórios sobre números de curtidas em fotos e vídeos ou quantas vezes alguém comenta, e apresentam resultados quase iguais. Isso significa um equilíbrio entre as métricas. Conforme entrarem mais vídeos no Instagram, é porque está havendo mais engajamento. Porém, as fotos sempre serão uma parte importante da plataforma, como afirma o CEO.
E, afinal, o que esperar do Instagram em 2023?
Pensando pelo lado prático e pelo reconhecimento de que o valor do aplicativo reside em sua variedade de tipos de conteúdo em um só lugar, essa é uma mudança positiva. É interessante ver como as ferramentas do Instagram evoluíram ao longo do tempo, com maior ênfase no conteúdo, podendo favorecer diversas marcas no mercado.
Isso sem depender apenas de músicas ou trends para reels. A verdade é que o Instagram tem se concentrado demais em tendências e na competição com outros aplicativos, em vez de se concentrar no seu próprio nicho de atuação. Certamente, essa decisão de voltar a divulgar mais fotos está pautada nos destaques e métricas de outros concorrentes diretos da rede social. O fato é: nunca dependa apenas de uma única rede social para divulgar seu trabalho. Isso nos força a “dançar conforme a música”. Qual será o foco do algoritmo novamente em breve? Reels? Fotos? Carrosséis? Lives? Ninguém sabe!
Não coloque todo os ovos na mesma cesta (ou rede)
No mais, experimente os diferentes formatos oferecidos pelo app e veja o que pode ser mais eficaz para você. Caso o seu público esteja alinhado com o seu conteúdo e comunicação, você provavelmente verá resultados. Não tenha foco apenas no algoritmo, pois esse pode mudar a qualquer momento.
Sendo assim, tenha sempre outras ferramentas disponíveis, pois nunca sabemos a direção que o Instagram poderá tomar no futuro. Aproveite para nos acompanhar no Instagram (clicando aqui) e conte com a Incena Digital para colocar o seu negócio na cena certa, seja em foto ou em qualquer outro formato de mídia!