Categorias
08 ago.
2023

Número de seguidores nas redes sociais: é importante ou uma métrica de vaidade?

Instagram - número de seguidores nas redes sociais

Se você enxerga o seu perfil como um negócio e não apenas como rede social, o número de seguidores nas redes sociais não é tudo, mas também conta. É justamente esse aspecto que vamos discutir ao longo do nosso artigo. Afinal, essa quantidade é realmente importante ou apenas uma métrica de vaidade?

Quando uma marca cria um perfil, uma das primeiras metas é aumentar rapidamente o número de seguidores. No entanto, se esses seguidores não forem autênticos, o efeito obtido será justamente o oposto, já que, na verdade, eles não estão seguindo você. São como uma ilusão. Para crescer, opte pela qualidade dos conteúdos, uma frequência constante de postagens, patrocínio, parcerias e muita interação.

Os seguidores genuínos são essenciais por várias razões, entre elas:

Eles são uma das primeiras coisas que os usuários veem

Imagine, por exemplo, uma conta corporativa com muitos seguidores. Isso naturalmente despertaria sua curiosidade para conferir o conteúdo, pois se tantas pessoas seguem essa conta, algo nela deve ser interessante para gerar tal interesse.

Desta forma, um número substancial de seguidores confere credibilidade, algo que pode ser vantajoso no mercado. No entanto, é importante lembrar que a credibilidade não se baseia somente na quantidade de seguidores, ou seja, esse não é o único indicador para avaliar se um perfil está bem administrado ou não.

Eles são a razão pela qual criamos perfil

ícones de comunicação

Os seguidores são essenciais, porque, se ninguém o seguir, quem verá seu conteúdo? Seria como trabalhar em vão.

Portanto, é fundamental concentrar-se em construir uma comunidade que se beneficie das suas postagens. Isso não acontece da noite para o dia. É necessário investir tempo, dinheiro, esforço e energia para descobrir o que interessa ao público-alvo, para que você possa fornecer exatamente o que eles procuram. 

A interação é um dos principais benefícios. Se não houver interação, o perfil se torna inativo, e essa é uma das principais metas a serem alcançadas.

Seguidores ajudam a expandir o alcance | Número de seguidores nas redes sociais

Alvo, metas e objetivos - número de seguidores nas redes sociais

Os seguidores e suas interações com o conteúdo que você compartilha podem ampliar consideravelmente seu alcance. Em outras palavras, quanto mais seguidores você tiver, maiores serão as chances de atrair mais pessoas. 

Por exemplo, o Instagram avalia a atividade média nos primeiros 10 minutos após a publicação de uma postagem. Se você tiver mais seguidores e o conteúdo for atrativo, você receberá mais curtidas e mais pessoas compartilharão suas postagens. Isso fará com que seu conteúdo alcance mais pessoas e estimulará o crescimento orgânico.

Melhoram sua relevância na plataforma

Quando, por exemplo, você posta algo e recebe menos de 100 curtidas, mas possui mais de 20.000 seguidores, o algoritmo do Instagram interpreta que o conteúdo que você compartilha não é relevante para os usuários, reduzindo assim sua visibilidade. 

Esse é um dos motivos porque não vale a pena comprar seguidores. Por outro lado, se o conteúdo for bem recebido nos primeiros minutos após a publicação por uma porcentagem significativa dos seus seguidores genuínos, a plataforma o promoverá ainda mais, destacando-o no feed deles e ampliando sua visibilidade, já que é considerado relevante. 

Como dissemos, o número de seguidores é importante, mas não é tudo | Número de seguidores nas redes sociais

Gráfico: acompanhe seus resultados -número de seguidores nas redes sociais

Além do número de seguidores, as mídias sociais oferecem um vasto conjunto de indicadores de performance que permitem acompanhar o desempenho da sua estratégia. O objetivo é proporcionar uma visão mais abrangente do impacto e eficácia das suas ações nas redes sociais. 

Compreender e analisar essas métricas é fundamental para otimizar sua presença digital e alcançar resultados significativos.  Abaixo, alguns desses indicadores:

  • Alcance e impressões
  • Taxa de crescimento da audiência
  • Taxa de interação
  • Taxa de viralidade
  • Reproduções de vídeo
  • Taxa de conclusão de vídeo
  • Customer Satisfaction Score (CSAT)
  • Net Promoter Score (NPS)
  • Taxa de cliques (CTR)
  • Taxa de conversão
  • Custo por clique (CPC)
  • Custo por mil impressões (CPM)
  • Share of Voice
  • Análise de sentimento

Não subestime o poder da quantidade de seguidores, basta combiná-la com outras métricas

Como você percebeu, o número de seguidores nas redes sociais é relevante, mas não é o único fator que determina o sucesso. Engajamento, interação e o valor agregado que sua presença proporciona ao público são elementos essenciais para estabelecer uma verdadeira autoridade nas plataformas digitais e, consequentemente, até aumentar a sua audiência. 

Foque no conteúdo de qualidade, na interação genuína e na criação de valor para o seu público-alvo, e assim você terá sempre papel de destaque no mundo digital. Conte com a equipe da Incena para ir muito além da vaidade e ver o seu sucesso refletido em vendas.

Posts Relacionados




Assine nossa newsletter

    Todos os direitos reservados 2024 - Blog Incena Digital