Quanto vale uma interação na internet? E o número de seguidores? Essas perguntas, infelizmente, não têm resposta. Ainda hoje, muitas empresas acabam se iludindo com a performance das chamadas métricas de vaidade. E então? Curtidas ou engajamento? O que é mais importante na sua opinião?
Para entender melhor quando é interessante considerar determinadas métricas na sua estratégia digital, elaboramos este pequeno guia, que vai te fazer concentrar seus esforços no que realmente interessa.
Mas afinal, o que são essas métricas de vaidade?
São curtidas, visualizações, compartilhamento e até comentários que podem ser considerados apenas índices de vaidade, onde não há um engajamento significativo e o resultado é apenas o ego inflado sem benefício nenhum traduzido em vendas ou novos cadastros.
Dê às curtidas a devida importância
Mesmo sendo um bom termômetro sobre a receptividade da publicação por parte da audiência, são vários os motivos que levam alguém a curtir um post. Por isso, é sempre válido analisar essa métrica dentro de um contexto. Averiguar a relação entre curtidas e cliques em links, formulários preenchidos e mensagens diretas nos perfis das redes sociais é uma prática que pode ajudar a perceber melhor a performance dos conteúdos.
Assim, uma campanha com muitas curtidas e poucos contatos diretos pode levar à falsa impressão de bom desempenho de um conteúdo, que não engajou em direção à aquisição do produto ou serviço oferecido.
Também há ilusão nos compartilhamentos
É óbvio que todos desejamos que a audiência compartilhe nossas publicações para o maior número de pessoas, expandindo o alcance do conteúdo e aumentando as chances de que alguém realmente interessado no que temos a oferecer seja impactado. No entanto, muitas pessoas compartilham os conteúdos sem sequer consumir de fato as informações ali presentes. Outra coisa que influencia é o direcionamento das publicações ao público adequado.
É por isso que, assim como as curtidas, é necessário um contexto e uma análise aprofundada (em conjunto com outros fatores) para atestar o sucesso de uma comunicação. Olhar apenas o número bruto de compartilhamentos como uma prova do êxito do conteúdo é ilusório e pode guiar sua estratégia para um caminho inadequado.
Curtidas ou engajamento? O que é mais importante? Não basta ser visto
O volume de visualizações de um vídeo em algumas redes sociais é uma das métricas de vaidade que mais enganam as pessoas com um falso sucesso. Afinal, esse índice não é capaz de medir quantos indivíduos assistiram ao vídeo, por quanto tempo e qual a porcentagem média do conteúdo que foi consumido pela audiência, já que não são todos que veem a publicação até o fim.
Mais uma vez, contextualizar e fazer uma análise cruzando a métrica de visualizações com outros índices é essencial para saber de verdade o quanto a comunicação contribuiu para atrair novos clientes. Nas estatísticas do Youtube, por exemplo, é possível estimar a quantidade de espectadores únicos, a retenção (o quanto do seu vídeo o público assiste, em média, antes de abandonar a página) e o tempo total de exibição (a soma de todas as reproduções do player).
Essa análise cruzada proporciona a quem planeja o conteúdo entender de que forma é possível criar vídeos cada vez mais atraentes e eficientes na comunicação, além de encontrar o tempo adequado para cada material, evitando causar ruídos por meio da exibição de muitas informações em pouco tempo (o que pode confundir seus seguidores) ou pouca informação em muito tempo (fatalmente criando conteúdos desinteressantes e mais propensos ao abandono).
O que realmente interessa?
Mesmo que muitos procurem um número bem grande para divulgar como prova do sucesso da estratégia, é preciso separar o joio do trigo ou mais precisamente encontrar as interações significativas (estudadas em diversos livros de marketing através do termo em inglês “meaningful interactions”). Comentários marcando amigos, dúvidas sobre o produto ou serviço oferecido, opiniões e experiências dos consumidores são bons exemplos de interações com muito mais valor do que simples reações ou comentários aleatórios.
É sempre bom lembrar que todo esse estudo de métricas deve levar em consideração o público almejado. Ser um sucesso estrondoso para uma audiência que não é a sua significa perda de tempo e dinheiro. Tenha sempre em mente que os conteúdos são desenvolvidos a partir do público-alvo e secundariamente atraindo audiências adjacentes e não o inverso.
Não fique fora de cena se iludindo com as suas métricas!
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