Categorias
21 jul.
2021

Nômades digitais e o mercado imobiliário

Pode soar um pouco estranho a expressão “nômade digital”, especialmente em um período marcado por intensas transformações como o que estamos vivendo. Não seria estranho pensar que as formas de trabalho, assim como a maneira que nos comunicamos mudaria de forma intensa, abrindo outros campos de trabalho vinculados à tecnologia.

Mas o que significa nômade digital?

O nômade digital é um profissional que exerce suas atividades predominantemente on-line, de forma remota. Essa expressão referente a nômade, advém justamente da flexibilidade que o profissional possui de trabalhar em qualquer lugar do mundo. Essa modalidade de trabalho ganhou mais visibilidade com o decorrer da pandemia, onde cada vez mais o trabalho remoto foi intensificado por diversas empresas.

Os nômades digitais ao mesmo tempo que trabalham de forma remota, “viajam” para diferentes destinos.

Como o nomadismo pode afetar o mercado imobiliário?

Existem diversas empresas que estão aumentando sua atuação nesse formato de trabalho. Desde o início da pandemia, houve uma generalizada fuga dos grandes centros urbanos, onde as taxas de contaminação pelo coronavírus eram maiores. Com isso, a busca por locais no interior foi crescendo cada vez mais. Associado a isso, as empresas passaram vagarosamente a aderir o home office, e muitos profissionais passaram a buscar moradia em locais com menor densidade demográfica. Dessa forma, houve um aumento na busca de reservas em plataformas on-line para estadia durante a semana, afinal não havia mais tanta diferença entre sábados, domingos e feriados. Desde que se tenha uma boa internet, qualquer lugar pode se transformar facilmente em um lugar formal de trabalho.

O mercado imobiliário já se beneficia desse novo cenário

Um exemplo do impacto dessa modalidade no mercado imobiliário ocorreu nos Estados Unidos. Houve uma migração dos grandes centros urbanos para as regiões suburbanas na Flórida, aumentando a procura por casas no entorno de Orlando, por exemplo. Cidades, como Winter Garden, começaram a atrair um grande publico proveniente de Nova Iorque, cidade fortemente afetada pela pandemia. Nesses locais, por exemplo, é possível comprar ou alugar um imóvel a longo prazo, incluindo belas moradias que permitem a convivência em um ambiente confortável e agradável em plena pandemia.

Ainda no início da pandemia, em 2020, na Ilha da Madeira, em Portugal, foi criada a primeira vila na Europa para nômades digitais que apresenta toda a infraestrutura que esses profissionais precisam, em um lugar paradisíaco.

Nômades digitais e o marketing digital

Uma matéria publicada na revista Forbes em fevereiro desse ano (2021), constata outros impactos dos nômades digitais, tais como uma maior transparência e tecnologia do setor com o público, afinal os nômades digitais costumam alugar suas casas sem antes as terem visto, e de maneira totalmente digital. Por vídeo “tour” nas residências é possível realizar vistorias e analisar a qualidade do imóvel. Assim, a onda dos nômades digitais tende a reforçar as tendências do mercado imobiliário, valorizando ideias como o conceito do aluguel por assinatura.

O nomadismo digital influenciando outras tendências

Nômades digitais querem a liberdade para viver experiências novas. Esse pensamento não é exclusivo deles, afinal, todos podem se beneficiar da maior flexibilidade em relação aos horários fixos do trabalho: seja para levar os filhos à escola, almoçar em um restaurante legal com a família durante a semana, ou para executar um trabalho que precise de mais dedicação. Essa nova tendência propõe escritórios como sendo uma opção, e não uma obrigatoriedade, permitindo assim trabalhar remotamente. Essa realidade certamente mudará o mercado imobiliário, mas antes irá modificar a realidade das pessoas.

Seu negócio também não pode ficar parado

Sua imobiliária ou construtora está pronta para lidar com essa nova demanda que já deixou de ser tendência e virou realidade? O Marketing Digital é o melhor, e talvez único caminho, para se relacionar e fazer os melhores negócios com os nômades digitais. Conte com a expertise e as ferramentas da Incena, a qualquer hora e qualquer lugar.

Posts Relacionados




Assine nossa newsletter

Todos os direitos reservados 2021 - Blog Incena Digital