Se antes as mudanças no mercado imobiliário ocorriam de forma gradual, nos últimos anos tivemos uma grande mudança neste setor. Isto se dá por conta do uso da tecnologia, que vem sendo explorada por startups que têm o objetivo de transformar a maneira como fazemos negócios imobiliários. E você sabe qual será o futuro do PropTech?

Mas afinal, o que é PropTech?
Através da tecnologia da internet e da construção de bases de dados online, a tecnologia chegou ao mundo dos imóveis, com as chamadas proptechs. A Property Technology (PropTech) determina o uso de tecnologia da informação no mercado imobiliário. Resumidamente, as proptechs são startups imobiliárias, ou seja, incluem a tecnologia digital nos serviços e soluções desse setor.

Tecnologia no setor imobiliário: Qual a sua importância?
O avanço da tecnologia é imprescindível para o mercado imobiliário, tanto para as empresas, como para seus clientes. Antigamente, o setor imobiliário era visto como algo muito burocrático. Afinal, as negociações eram lentas e exigiam tempo e custos até serem fechadas, sejam elas de compra, venda, locação ou construção.
Com isso, os recursos da tecnologia contribuíram para acelerar os negócios e estimular a economia. Afinal, as soluções contribuíram para otimizar a jornada de compra e facilitar o acesso ao novo imóvel, gerando maiores negociações.

Como está esse crescimento no Brasil?
De acordo com o Latin America: Future of Proptech, o Brasil recebeu 70% dos valores investidos em proptechs na América Latina em 2022. Ou seja, nosso país vem se tornando favorável para quem empreende no setor imobiliário.
Segundo Brian Requarth, fundador do Viva Real, ex-conselheiro do Grupo Zap e co-fundador do Latitud, as proptechs, em 2023 deverão buscar modelos mais eficientes de gestão. “Antes os negócios precisavam de muito capital para sobreviver. Agora elas devem criar processos que aumentem a eficiência e a tornem mais rentável, de forma rápida e sem diminuir a importância da inovação”. Com isso, ele acredita que consolidar dados, digitalizar negócios e criar modelos mais rentáveis são ações determinantes para a evolução das startups do mercado imobiliário.
Para se manter atualizado no universo do Marketing Digital e Mercado Imobiliário, nos acompanhe por aqui e nas redes sociais.