Categorias
08 fev.
2021

PROFISSÕES EM ALTA PARA 2021

É inegável que a pandemia mudou o modo das empresas olharem para o trabalho remoto. Além da economia com a estrutura física e a popularização de ferramentas de videoconferência, o mercado agora volta sua atenção aos profissionais capazes de desempenhar suas funções onde quer que estejam.

As medidas de isolamento representaram um golpe em diversos setores, sobretudo na prestação de serviços. Com a clientela fora das ruas, a presença digital se tornou o pilar de uma empresa saudável. O posicionamento online, antes visto como excentricidade ou capricho da moda, passou a desempenhar papel de protagonista na estratégia de sobrevivência de negócios até então existentes somente no interior de imóveis comerciais.

Com esse movimento, cresce a demanda por profissionais que estejam inseridos nativamente no ambiente digital, sabendo lidar com agendas segmentadas em inúmeros temas (e clientes), qualificados para entregas cada vez mais assertivas e que sabem surfar a onda das novas oportunidades que o mundo pós-pandemia apresenta.

O portal Mlabs, em parceria com a Social Media Week SP FuTeCH, realizou uma pesquisa com 2392 decisores de negócios e construiu uma lista com as especialidades mais cobiçadas de 2021:

Redes sociais para humanizar e sobreviver

As empresas que insistem apenas em respostas automáticas e comunicação de mão única estão fadadas ao passado. É preciso estar atento às conversas que engajam multidões nas redes para se posicionar (ou não) no momento apropriado. 

Nesse sentido, o profissional de mídias sociais (ou social media: https://bityli.com/KZjG9 ) é aquele que está na linha de frente, em contato direto com o público, ao mesmo tempo em que é capaz de perceber desafios e tendências para ajudar os gestores a dar o melhor rumo para as comunicações das empresas.

O profissional que segue essa carreira é um verdadeiro “faz tudo digital”, passeando pelas técnicas de produção e edição de conteúdo, sendo desejáveis noções de atendimento ao público, análise de desempenho e assessoria de imprensa.

Desenvolver para crescer

Num ambiente cada vez mais integrado, tecnologias obsoletas, sistemas burocráticos e a falta de uso de inteligência nos processos formam uma receita fatal para qualquer negócio que tente sobreviver ao novo normal. 

Os desenvolvedores https://bityli.com/TZgB7 são aqueles profissionais capazes de escrever (com linhas de códigos) soluções para qualquer tipo de negócio, seja uma pequena hamburgueria de bairro ou uma grande exportadora de containers. 

Encomendar e manter sistemas cada vez mais úteis e eficientes às necessidades dos clientes é um desafio contínuo em um universo onde a concorrência é global. E é enxergando essa necessidade de aprimoramento constante que a grande maioria dos entrevistados colocou a função de desenvolvedor (ou programador) em nosso pódio de profissões.

O poder do e-commerce

Se antes o que toda empresa queria era um profissional capaz de motivar o time de vendas, no digital a lógica se inverte. O especialista em e-commerce https://bityli.com/fPQYf é aquele profissional capaz de fazer com que seus clientes se sintam mais motivados a consumir sua marca.

É ele que estuda os processos internos de venda, o público-alvo, a concorrência e as tendências da internet para aprimorar o modo como os consumidores compram.

Quem compra na internet quer ser chamado pelo nome, conhecido em suas preferências e, sobretudo, não ser incomodado com informações indesejáveis e irrelevantes.

O pós-venda é a etapa chave para que quem comprou divulgue positivamente o produto ou serviço, e isso também passa pelo trabalho desse profissional.

 A era da análise de dados e da business inteligence (BI)

Quando não se sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. O profissional de análise de dados https://bityli.com/tUeKt é aquele capaz de processar e organizar quantidades massivas de dados em apresentações e defesas que municiam e orientam os gestores na tomada de decisão.

São capazes de um verdadeiro exame de raios-x nos negócios digitais, mostrando quais aspectos são melhor aceitos pelo público e quais devem ser mudados (ou abolidos) o mais rápido possível.

Sem esse profissional, os negócios digitais navegam às escuras, incapazes de prever grandes crises e enormes oportunidades. 

Segurança digital ou perda total

A informação é a verdadeira moeda da rede. Quanto mais as marcas sabem sobre seus clientes, mais certeiras serão suas recomendações e mais atrativas suas promoções. É sabendo do valor que um banco de dados com informações de milhares (ou milhões) de clientes possuem, que as empresas procuram cada vez mais profissionais capazes de proteger e monitorar seus negócios contra ataques de oportunistas. São os especialistas em segurança da informação https://bityli.com/FdR4W .

Além da concorrência selvagem, um vazamento de dados pode resultar em punições drásticas impostas pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), o que pode significar um baque e tanto nas perspectivas dos negócios.

O direito é milenar e também digital

Com os negócios migrando do papel para as nuvens, a importância do especialista em direito digital https://bityli.com/Axnfw com ênfase na internet cresceu exponencialmente. Desde a expertise em direito do consumidor, passando pelo direito internacional e o domínio de contratos e da legislação civil e penal, os juristas veem a demanda por seus serviços aumentar na mesma velocidade em que negócios se jogam na internet.

Dos profissionais liberais aos nômades digitais

Além dessas funções voltadas essencialmente para a sobrevivência e expansão de empresas, a figura do nômade digital ganha releituras em todas as áreas, desde o psicólogo que atende à distância até o professor que leciona para uma turma espalhada pelo globo.

O escritório foi para casa e é definitivo. O profissional híbrido já é uma realidade que, mesmo causada por um evento repentino e temporário como a covid-19, está se consagrando na medida em que a qualidade de vida dos trabalhadores aumenta e gastos com deslocamento e manutenção de espaços físicos caem vertiginosamente.

Não há tiro de largada, mas a corrida já começou. Aqueles que melhor (e mais rápido) se adaptarem às novas realidades de trabalho não só saem na frente como irão mais longe. Conte com a Incena Digital para chegar lá. 

Posts Relacionados




Assine nossa newsletter

Todos os direitos reservados 2021 - Blog Incena Digital