2023
ChatGPT e como a Inteligência Artificial pode impactar o Mercado Imobiliário
Em novembro de 2022, estreou um programa que logo foi considerado um passo adiante no progresso da inteligência artificial: o ChatGPT. Mas afinal, o que é este novo programa?
O ChatGPT é, basicamente, um robô virtual. Ou seja, um chatbot que responde à perguntas variadas, realiza tarefas por escrito, conversa de maneira fluida e, inclusive, dá conselhos sobre problemas pessoais.
Por que o ChatGPT é considerado um avanço para a Inteligência Artificial?

Programas poderosos de inteligência artificial baseados em textos funcionam armazenando quantidades gigantescas de dados e com algoritmos, para prever o melhor encadeamento de uma frase. São chamados de grandes modelos de linguagem (LLM, na sigla em inglês).
Para o professor da universidade Unifesp Álvaro Machado Dias, futurista e neurocientista, no treinamento de um software, são feitas perguntas para o ChatBot e técnicos elaboram as próprias respostas. Caso a resposta do chatbot não seja correta, são inseridas as corretas no sistema para ensiná-lo. Isso é repassado para outras situações automaticamente.
Apesar de já usarem uma modalidade que consegue compreender o contexto de uso das palavras, permitindo textos mais bem harmonizados, programas anteriores não respondiam tão bem ao usuário ou ainda soavam muito artificiais. O ChatGPT aprendeu a conversar de uma forma mais próxima de um humano.
Como isso pode impactar no Mercado Imobiliário?

Com o avanço da Inteligência Artificial e do ChatGPT, o mercado imobiliário apresenta a oportunidade de agilizar tarefas, apoiar a produção de materiais, descritivos e revolucionar a busca por imóveis. Porém, é importante lembrar que o lado humano continua sendo primordial e insubstituível na criação de vínculo com o cliente.
Como o ChatGPT cruza informações de uma base de dados própria para entregar as respostas, é comum que o resultado seja desconexo e não solucione a questão conforme o esperado. Ou seja, a ferramenta pode tornar o trabalho mais prático, mas exige que haja um humano por trás.
O lado humano terá que brilhar mais que nunca! | ChatGPT Inteligência Artificial e Mercado Imobiliário

A ideia de utilizar a Inteligência Artificial na sua empresa não criará barreiras para os clientes, mas sim avaliar se o seu negócio realmente possui as ofertas que o seu cliente precisa e procura. O lado humano entrará em ação interagindo, apresentando, encantando e negociando com o cliente.
Por isso, será de suma importância investir em profissionais qualificados para melhor atender suas necessidades, de forma mais fluida e humanizada.