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23 fev.
2022

A criatividade como um importante diferencial

Em um mundo onde os avanços tecnológicos são constantes e a disputa pela atenção dos consumidores é disputada com algoritmos e muito dinheiro investido, o que pode fazer realmente uma marca se destacar é a criatividade como forma de humanizar a conversa e como um importante diferencial competitivo.

Além de saber com quem se fala, a forma de impactar o público pesa na percepção dos consumidores, já que a quantidade de mensagens e impactos que um indivíduo recebe diariamente continua crescendo e apenas uma pequena fração vai de fato ser guardada na memória.

Com criatividade é possível fazer mais com menos investimento

Por mais que muito dinheiro seja gasto com a produção de conteúdos que envolvem o trabalho de vários profissionais, é a força da mensagem que importa no final das contas. O quanto a proposta daquele contato consegue atingir o interior de cada um, deixando de ser mais um impacto rotineiro e se torna uma experiência memorável em algum grau.

Como não adianta ser lembrado pela criatividade sem se recordar da marca por trás do discurso, separamos aqui algumas maneiras de conseguir ser disruptivo e criativo ao mesmo tempo em que se reforça o vínculo entre as marcas e seus públicos.

Aposte na emoção

Despertar sentimentos reais é um dos métodos mais eficientes para prender a atenção e ficar gravado na mente das pessoas. Assim como a indústria dos jogos e videogames mede seu sucesso através de quantos consumidores conseguem ter sentimentos de alegria, alívio, paz e amor, eles também envolvem momentos de tensão, terror, incerteza, confusão e desconforto na receita dos sucessos, potencializando as sensações boas.

Mostrar problemas e dores de uma maneira diferente para enfatizar o quanto de valor as soluções apresentadas possuem é uma estratégia que sempre esteve presente na publicidade e é utilizada até hoje para atrair interessados.

Propor o debate ao redor da solução de probelmas pode mostrar à sua comunidade de seguidores que a marca tem empatia com os desafios das suas vidas. Além do que você oferece tradicionalmente, quais tipos de suporte você pode oferecer aos seus clientes?

Não fale só sobre você

Ampliar o campo de visão dos seus consumidores quanto ao universo da área de atuação da marca, além de ensinar sobre termos, técnicas, tecnologias e estilos, propõe que o cliente possa saber distinguir seu produto ou serviço do resto.

Desenvolver conversas que mostram fatores e pontos de vista diferentes do habitual, sem juízo de valor, mas que coexistem dentro dos valores da marca pode ser uma ótima maneira de mostrar o quanto a organização se importa com o aspecto humano e suas variáveis.

Convoque os seus seguidores

Inspirar pessoas através de causas é o que norteia as campanhas das grandes marcas na internet. No entanto, é uma estratégia longe de ser exclusiva das gigantes. Mesmo que se trate de uma empresa com poucos clientes recorrentes, é possível capitanear uma ação de mudança, seja incentivando iniciativas em benefício do ambiente no qual estão inseridos, seja no suporte a fomentadores do esporte, da cultura e de assistência social.

A criatividade como um importante diferencial: antene-se

Além de propor diálogos, vale também acompanhar as atualidades para saber quais são os temas que estão fervilhando nas rodas de amigos. É necessário ser sutil o suficiente para mostrar como aquela situação se relaciona com os valores da instituição sem que a ligação entre os temas soe forçado. Dois bons jeitos de aplicar isso são o humor e a cidadania.

Hoje em dia, há muita informação disponível sobre comportamento dos consumidores. Com pistas sobre a rotina dos indivíduos, é possível abordar temas do cotidiano dessas pessoas com leveza e responsabilidade, gerando um reforço positivo à reputação da marca.

Invista em depoimentos reais como provas sociais

Nada que você diga soa mais forte que o depoimento dos seus consumidores. Fazer com que falem bem de você espontaneamente é mais sobre ouvir do que sobre falar.

Fique na cena certa com a sua audiência

Com a estratégia adequada aos momentos e seguidores da marca, é possível estimular a co-criação de conteúdos e soluções. É aprendendo a enxergar seus pontos fortes e fracos no ponto de vista do público que será possível encontrar oportunidades e prever ameaças.

A Incena Digital tem um elenco de profissionais dedicados ao aprimoramento de processos e rotinas de que fazem nossos parceiros superarem suas metas e colherem resultados duradouros, usando a criatividade também como agente de grandes transformações.

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