Categorias
18 jul.
2023

A importância da estratégia de Marketing para Lançamentos imobiliários

Marketing para Lançamentos imobiliários Marketing para Lançamentos imobiliários
Pessoas reunidas conversando

O Marketing Imobiliário tem como meta determinar as estratégias e instrumentos ideais para realizar um lançamento bem-sucedido, respeitando o orçamento e o cronograma, com o objetivo final de conquistar clientes. É crucial compreender as necessidades e desejos desses potenciais consumidores para criar um produto desejado e implementar ações publicitárias capazes de atrair a atenção deles. Dessa forma, a importância da estratégia de Marketing para lançamentos imobiliários é proporcional aos mais ambiciosos objetivos de venda.

Para que você compreenda melhor o assunto, vamos explicar as etapas do lançamento de empreendimentos imobiliários, além de fornecer dicas importantes para obter resultados positivos.

Antes de tudo, determinar o orçamento

Porcentagem

É essencial entender como é o cálculo dos recursos disponíveis para investir em ações de Marketing e Propaganda. Para manter uma operação equilibrada, empresas incorporadoras e construtoras precisam encontrar o valor ideal a ser investido.

A saúde do negócio depende de um planejamento cuidadoso que está diretamente ligado ao Volume Geral de Vendas (VGV). Normalmente, as empresas alocam entre 2% e 4% do VGV para a publicidade. Esse número varia de acordo com diversos fatores.

Em geral, quanto mais atraente é o produto, menos esforço de marketing é necessário para efetuar as vendas. No entanto, se o produto não possui nenhum diferencial para se destacar da concorrência, é necessário investir mais em propaganda. 

Preparando o terreno para o lançamento

 Existem várias possibilidades que podem ser exploradas ao anunciar lançamentos imobiliários e podemos começar seguindo alguns passos:

1) Identificar o público-alvo

Compreender quem será o target para direcionar os anúncios às pessoas certas. É fundamental conhecer o perfil dos potenciais compradores do seu produto para que a estratégia seja eficaz e alcance pessoas verdadeiramente interessadas na compra.

Público-alvo - Marketing para Lançamentos imobiliários

2) Criar uma identidade visual e gráfica

Para que o lançamento seja único, é fundamental desenvolver uma identidade que esteja alinhada com o produto. Ela é composta por elementos como logotipo, cores, tipografia, materiais de comunicação impressos e digitais, entre outros. Esses elementos devem ser criados para transmitir a mensagem e os valores do empreendimento de maneira clara e consistente, diferenciando-o no mercado e transmitindo uma mensagem assertiva aos potenciais compradores. 

Construtora Volendam - Marketing para Lançamentos imobiliários

3) Possuir um site ou landing page com informações completas

Para que o processo de divulgação do novo produto seja eficiente, é importante ter um espaço no site ou até mesmo uma página dedicada ao produto, com todas as informações relevantes sobre o lançamento e que sejam de interesse dos compradores.

Site Arbre - Marketing para Lançamentos imobiliários

4) Investir em um tapume publicitário demarcar o terreno

Aproveite a visibilidade que uma cerca oferece no terreno do empreendimento como uma das primeiras formas de contato que o público tem com o projeto. Ela pode despertar o interesse de potenciais compradores que passam pelo local, transmitindo informações básicas sobre o lançamento, como o nome, a localização e os contatos para mais informações. 

5) Trabalhar a presença nas mídias sociais

Redes Sociais

As redes sociais desempenham um papel fundamental na divulgação de empreendimentos imobiliários. É importante criar uma presença digital forte, utilizando plataformas como Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube para compartilhar informações, imagens e vídeos do lançamento. Além disso, é possível direcionar anúncios segmentados para alcançar o público-alvo de forma mais eficaz.

6) Realizar eventos e visitas 

Evento Atrium - Marketing para Lançamentos imobiliários

Promover eventos de pré-lançamento, como coquetéis, visitas guiadas e apresentações exclusivas, é uma estratégia eficaz para gerar interesse e criar um senso de exclusividade em torno do empreendimento. Isso proporciona aos potenciais compradores a oportunidade de conhecer o projeto de perto, tirar dúvidas e ganhar confiança para fechar negócio.

7) Parcerias estratégicas

Estabelecer parcerias com empresas ou profissionais influentes no setor imobiliário pode ampliar o alcance da divulgação. Isso pode incluir imobiliárias, corretores de imóveis, arquitetos, designers de interiores, entre outros. Essas parcerias podem resultar em recomendações, indicações e uma rede de contatos mais ampla para promover o empreendimento.

8) Prever investimento também em mídia tradicional

Agência Incena Digital - Marketing para Lançamentos imobiliários

Embora o marketing digital seja cada vez mais importante, a mídia off-line ainda desempenha um papel relevante na divulgação de lançamentos imobiliários. Anúncios em jornais, revistas, rádio, televisão e mídia exterior podem atingir um público mais amplo, especialmente aqueles que não estão tão presentes nas mídias sociais.

Tudo pronto? Conheça as etapas de lançamento

O lançamento imobiliário é um processo que envolve várias etapas, desde o planejamento até a entrega das chaves aos compradores. Cada etapa desempenha um papel importante na promoção e comercialização do empreendimento. Aqui estão as principais etapas:

1. Teaser para atrair atenção

Essa etapa consiste em despertar a curiosidade e gerar expectativa entre o público-alvo, sem revelar muitos detalhes sobre o empreendimento. Pode envolver a criação de uma landing page, anúncios pagos, conteúdo nas redes sociais e ações exclusivas para potenciais clientes.

2. Pré-lançamento para captar leads | Marketing para Lançamentos imobiliários

Funil de leads - Marketing para Lançamentos imobiliários

Durante o pré-lançamento, são divulgados detalhes resumidos sobre o empreendimento para gerar interesse e leads qualificados. É importante administrar as informações divulgadas, como conceito, localização e perspectivas, sem revelar o nome do produto antes de obter o Registro de Incorporação.

3. Lançamento: a hora da verdade

Nesta etapa, ocorre a abertura oficial das vendas do empreendimento. São apresentadas todas as informações sobre o produto, incluindo condições de venda e financiamento. Diversas estratégias de comunicação e marketing são utilizadas, como mídia offline e online, portais imobiliários, sinalização da obra, e-mail marketing, redes sociais, influenciadores e eventos de lançamento.

4. Tão importante quanto lançar é sustentar

 Após o lançamento, é necessário manter o interesse do público e gerar novas oportunidades de venda por meio da etapa de sustentação da campanha, que pode durar vários meses. Ações criativas são realizadas para atrair potenciais compradores, como experiências de marketing, visitas ao empreendimento e interação com corretores de imóveis.

5. A importância da estratégia de Marketing para o lançamento imobiliário: entrega de chaves

Entrega de chaves

Esse é um momento importante tanto para o comprador quanto para as vendas. Além de encantar o cliente, a entrega das chaves permite retomar o contato com potenciais leads que não fecharam negócio anteriormente. Ações de acompanhamento, visitas personalizadas e geração de conteúdo podem ser realizadas nessa etapa.

6. Pós-venda para fidelizar e fechar mais negócios

 Após a conclusão da venda, a etapa de pós-venda visa fidelizar o cliente e transformá-lo em promotor da marca. Oferecer suporte, serviços adicionais e manter uma relação de confiança é essencial para garantir que o cliente, familiares ou amigos se tornem potenciais compradores em futuros lançamentos.

Otimize resultados integrando o Marketing e o Comercial | Marketing para Lançamentos imobiliários

 O atendimento comercial tem um papel essencial em todas as fases do lançamento imobiliário. Os corretores desempenham um papel fundamental ao divulgar o empreendimento, atender interessados, negociar e fechar vendas. Durante o pré-lançamento e lançamento, eles podem apresentar o projeto, auxiliar na escolha do imóvel e fornecer suporte na compra. Na etapa de sustentação, acompanham o progresso da obra e promovem ações de marketing. Na entrega das chaves, garantem uma experiência positiva ao cliente. Após a venda, oferecem suporte pós-venda, buscando a satisfação contínua dos compradores. Invista nos corretores para que conheçam ao máximo o empreendimento e campanha. Iniciativas de endomarketing com premiações por resultados de vendas também são muito bem-vindas.

Coloque o seu lançamento imobiliário na cena do sucesso

Maquete lançamento imobiliário

A Incena Digital tem 15 anos de expertise no setor e está pronta tanto para atuar tanto como braço online da sua campanha quanto para desenvolver projetos completos desde a concepção estratégica até o monitoramento dos resultados e o pós-venda. São milhares de leads gerados e milhões de Reais e receitas. O próximo sucesso de vendas pode ser o seu.

Posts Relacionados




Assine nossa newsletter

    Todos os direitos reservados 2024 - Blog Incena Digital