Categorias
22 out.
2021

IBuyer, o que é e como funciona esse modelo de negócio

Hoje em dia, nos negócios imobiliários, temos a necessidade de otimizar os processos de compra e venda com o objetivo de promover maior fluidez nas negociações. O crescimento do mercado imobiliário aliado à expansão da tecnologia e às demandas do consumidor nos processos de compra e venda, faz com que a transformação do mercado imobiliário seja cada vez mais evidente. Dentro desse cenário, surge o iBuyer que do inglês significa, instant buyer ou comprador instantâneo. Entenda, a partir de agora, o que é e como funciona esse modelo de negócio.

Mas o que é o iBuyer?

Os iBuyers são companhias que atuam dentro do mercado imobiliário e utilizam recursos tecnológicos no momento de avaliar e viabilizar propostas de compra de propriedades. Trata-se de um modelo de compra e venda de imóveis onde usa-se a tecnologia de informação, métricas de venda e análise de dados para a realização de uma oferta de imóvel. Para isso, as empresas iBuyers utilizam um software que avalia as condições dos imóveis de acordo com critérios predefinidos. Os itens analisados pelo algoritmo fixo dão menor vazão às precificações especulativas.

E para quê serve o iBuyer?

Essa análise visa otimizar a quantidade de transações realizadas para a compra e venda, aumentando a fluidez do mercado. Existem muitos modelos de iBuyer operando pelo mundo, especialmente nos Estados Unidos com características distintas. Alguns mais comuns são a Opendoor, Offerpad e Zillow Offers.

Nesse segmento, as empresas avaliam os imóveis, realizam ofertas aos vendedores e caso o negócio seja fechado, realizam a compra, reforma e os colocam à venda. Dessa forma, há um aumento no valor final, e os corretores e imobiliárias passam a ser responsáveis pela indicação dos imóveis com maior chance de comercialização. As empresas interessadas analisam a oferta para em seguida realizar a proposta ao comprador.

No modelo iBuyer, são avaliados diversos critérios, como: região, área, vagas de garagem, valor do condomínio, existência de elevador, tipo do apartamento e vistas disponíveis.

IBuyer, o que é e como funciona esse modelo de negócio: vantagens para o mercado imobiliário

Um dos pontos positivos do iBuyer para o mercado imobiliário, é uma maior liquidez para o setor aumentando o número de aquisições de imóveis. No Brasil, um grande percentual de pedidos de financiamento é reprovado e, com o iBuyer, o número de imóveis parados devido a reprovação de crédito começa a diminuir. Como a compra do imóvel é realizada à vista pela empresa interessada, a fluidez nas vendas aumenta consideravelmente.

Transparência como chave para bons negócios

A transparência dos negócios imobiliários tende a aumentar, pois com o iBuyer a precificação tende a ser correta, colaborando com proprietários e compradores no momento da oferta e negociação. Além disso, espera-se uma redução no tempo de compra de imóveis no Brasil, que leva cerca de 400 dias. É possível que as transações ocorram com menos de 6 meses.

Especialmente para os proprietários de imóveis, algumas principais vantagens são: redução de taxas de vendas, redução do risco de depreciação, tempo de venda reduzido devido a simplificação das transações, além de não ser mais necessário realizar a reforma do imóvel antes de vendê-lo.

A Incena Digital acompanha de perto a evolução das ferramentas e dos modelos de negócios imobiliários para recomendar, implementar ou incluir novidades como o iBuyer na estratégia de marketing da sua construtora ou imobiliária. Conte com o nosso elenco para colocar o seu negócio na cena do futuro.

Posts Relacionados




Assine nossa newsletter

Todos os direitos reservados 2021 - Blog Incena Digital