As videoaulas não são novidade no campo do ensino. Não são poucos os conhecimentos que podem ser absorvidos através de uma sessão de conteúdo audiovisual. Melhor ainda é poder aprender de maneira leve, sem necessariamente abrir mão do lazer, por meio de documentários sobre diversas áreas, como o Marketing, que valem muito a pena assistir.
Sendo assim, separamos aqui alguns títulos disponíveis no catálogo de filmes das principais plataformas de streaming. Mesmo não sendo no formato aula, você será capaz de evoluir bastante e ampliar seus conhecimentos sobre Marketing com a lista abaixo. Prepare a pipoca, o caderninho de anotações e um bom filme pra você!
Terms and conditions may apply (Cullen Hoback – 2013)
(Netflix)

Começamos aqui por um filme que trata sobre privacidade na internet. A proposta aqui é refletir sobre como governos e corporações podem usar (e abusar) dos dados pessoais que fornecemos. Até que ponto é positiva a hipersegmentação de anúncios baseada nessas informações colhidas pelas organizações?
Um dos casos abordados no filme é sobre uma família onde o pai de uma adolescente começa a receber cupons de desconto para produtos de gestantes e acredita se tratar de um engano. No entanto, a campanha foi desencadeada pela busca da sua filha por produtos deste segmento.
Por mais que a chegada de um novo membro da família seja motivo de festa na maioria das vezes, vamos concordar que essa não é a melhor maneira de receber a notícia, não é mesmo?
É por esse convite a uma maior reflexão sobre os aspectos éticos e legais em relação ao uso das informações dos clientes que essa película merece abrir a nossa lista.
The Propaganda Game (Álvaro Longoria – 2015)
(Prime Vídeo)

E falando em manipulação de dados, poucas entidades têm um poder tão grande sobre sua audiência quanto o governo da Coréia do Norte, o país mais fechado do mundo. Neste documentário, o tema principal é justamente a manipulação midiática exercida pelo governo norte coreano sobre sua população.
Este filme é essencial tanto para quem trabalha com Assessoria de Imprensa, Marketing Pessoal, Comunicação e Publicidade, quanto para quem deseja ter um olhar mais crítico para as estratégias de propaganda governamental utilizadas em municípios, estados e no próprio Governo Federal.
Deixando as polêmicas de lado, é um ótimo exercício para enxergarmos aquilo que não é dito e entender melhor a sutileza nos direcionamentos de comunicação feitos pelas autoridades públicas.
Vida Engarrafada – O negócio da Nestlé com a água (Urs Schnell – 2012)
(Prime Video)

O jornalista Res Gehringer investiga a gigante alimentícia Nestlé, que se apropria de recursos hídricos de diversos países em prol dos negócios, enquanto a população desses mesmos lugares não tem acesso a água potável de outra forma a não ser pagando.
Aqui, são mostrados esquemas e estratégias para tornar possível o desenvolvimento do sentimento de escassez de recursos mesmo em lugares com abundância dos mesmos. Por mais que o recurso abordado aqui seja a água, é possível identificar o uso das mesmas estratégias em diversos outros segmentos da indústria.
Phil Knight: O homem que conduz o mundo (Lionel Poussey – 2012)
(Prime Video)

A história do co-fundador e presidente da Nike é cheia de polêmicas e casos de sucesso. O filme, além da trajetória de Phil, joga luz sobre problemas com a justiça, estratégias arriscadas e como as escolhas dos gestores podem impactar (negativamente e positivamente) na reputação e no lucro de suas marcas.
Uma das curiosidades presentes no filme é a história da logo da organização. Chamada de Swoosh, foi desenvolvida por uma estudante de design chamada Carolyn Davidson e vendida por apenas 35 dólares. Hoje, a Nike é uma gigante esportiva e Phil uma das 25 pessoas mais ricas do planeta segundo a revista Forbes. Vale a pena conhecer essa trajetória.
Downloaded: The Napster Revolution (Alex Winter – 2012)
(Prime Video)

Para os mais novos, acostumados a plataformas de música como o Spotify e o Deezer, o Napster foi pioneiro na reprodução de conteúdo musical na internet. Como tudo que inicia grandes mudanças na indústria, foi alvo de grandes batalhas judiciais com gravadoras e detentores de direitos autorais, uma vez que as pessoas transferiam arquivos de indivíduo para indivíduo (P2P) sem nenhuma arrecadação envolvida.
Hoje, o Napster funciona da mesma maneira que as plataformas citadas anteriormente, mas seu surgimento representou uma quebra de mercado semelhante ao que houve com a chegada do Uber em nosso país. É interessante conhecer melhor essa história e observar o comportamento do público quando percebe que as indústrias criam dificuldades artificialmente para lucrar.
Richard Branson: o rei da Virgin (Roman Bolzinger – 2012)
(Prime Video)

Neste filme a aula é sobre inovação e gestão de marcas. Branson é dono do conglomerado Virgin, que atua desde gravação de álbuns de artistas da indústria fonográfica, passando pela aviação civil até viagens turísticas para fora do planeta terra. É isso mesmo que você leu.
Aqui, aprende-se muito sobre inquietação, inovação e personificação das marcas. Richard é, sem dúvidas, um executivo diferente. E você pode aprender bastante conhecendo sua história e o desenvolvimento de sua marca.
Documentários sobre Marketing que valem a pena assistir: Orgasm Inc. (Elizabeth e Liz Canner – 2009)
(Prime Video)

Até que ponto as indústrias criam soluções baseadas em problemas reais e até que ponto fabricam os problemas para oferecer essas soluções? Esse é o ponto central deste filme, que fala sobre o desenvolvimento do primeiro Viagra para mulheres, utilizando especificamente as campanhas de Marketing para o lançamento do produto.
Este é um filme fundamental para quem trabalha com Marketing no segmento farmacêutico, além de tratar com leveza de temas como a sexualidade feminina e as várias inseguranças plantadas nas cabeças das mulheres pela indústria.
Mais do que simplesmente assistir e tomar nota dos principais pontos de cada filme, o que vale é debater com as pessoas próximas o que foi exibido e procurar entender o que cada diretor quis passar por meio dos seus documentários. Esperamos que tenha gostado das dicas. Em breve, mais novidades estarão entrando em cena por aqui! Até a próxima!