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28 set.
2021

Dicas para promover sua imobiliária nas redes sociais

Com um ambiente digital cada vez mais povoado e com o faturamento e o investimento das marcas em estratégias para a internet aumentando constantemente, não é razoável se contentar apenas com o público que passa em frente à sua imobiliária ou que lê o seu anúncio no jornal impresso (sim, ainda temos que contar com essa possibilidade).  Se você está em busca de dicas para promover a sua imobiliária nas redes sociais, veio ao post certo.

Já adiantamos que não basta apenas estar presente na internet. É essencial entender as melhores maneiras de se comunicar com a audiência de modo a transformar o público em clientela.

Acreditando nisso, separamos aqui algumas diretrizes básicas para construir uma presença consistente nos canais digitais. Não há uma fórmula pronta de sucesso. O êxito é alcançado ao entender as necessidades dos seus seguidores e trocar informações em conversas agradáveis, relevantes e frequentes.

O que acha dos tópicos a seguir?

Defina seus públicos e personas

O erro mais comum dos negócios que tentam emplacar uma presença sólida nas redes é achar que todas as pessoas são um cliente em potencial. Por mais que seus produtos ou serviços possam ser utilizados por uma vasta gama de pessoas, é fundamental descobrir qual o perfil de cliente é mais propício ao consumo.

O estudo de público-alvo levanta informações mais genéricas e demográficas de possíveis clientes. Já a persona, é o detalhamento de um único cliente semi-fictício, que reúne características subjetivas e objetivas de um grupo de consumidores.

Assim, você é capaz de se concentrar nos hábitos e comportamentos dessa fração do todo, otimizando os recursos investidos para, assim, diminuir o CAC (custo da aquisição de clientes) e aumentar o ROI (retorno do investimento).

Dicas para promover sua imobiliária nas redes sociais: utilize o melhor de cada plataforma

Qual foi a última vez que você viu uma música sendo divulgada (em forma de publicidade) em um veículo impresso? Da mesma maneira que isso não faz sentido, é necessário olhar para cada canal digital de acordo com a forma de consumo da informação por parte de seus usuários e quais funcionalidades cada canal possui.

Isso quer dizer que sua comunicação deve seguir o ritmo do público de cada plataforma: utilizando vídeos atrativos em meios como o Youtube e o Instagram e caprichando nas interações com usuários no Facebook e no Twitter. Desenvolver uma publicação igual para todos os canais demonstra falta de interesse em saber mais sobre o público de cada lugar. Mesmo que o objetivo da comunicação possa ser semelhante em todos os casos, é prudente adequar a linguagem, assim como o formato, ao canal escolhido para cada conversa.

Frequência é melhor que intensidade

Imagine a seguinte situação: você tem um problema, descobre uma empresa na internet capaz de resolver suas dores, mas ao visitar o perfil da marca, percebe que a última publicação foi há semanas ou meses. Será que o negócio ainda funciona? Qual o sentido de manter um perfil desatualizado? Será que nada de novo surgiu nesse tempo todo? Essas e outras dúvidas começam a martelar a cabeça de todos aqueles que se deparam com uma página com conteúdo antigo, criando poeira na internet.

É preciso mostrar que, além de exibir propostas de produtos e serviços, a sua organização está atenta aos movimentos do mercado e das pessoas, que sabe dos desafios atuais e que busca estar sempre acompanhando as novidades.

Planejamento, execução e pesquisa para voar mais alto

Tomando como exemplo as maiores marcas, é possível entender que nenhum conteúdo é publicado sem um propósito. Definir o calendário de postagens com antecedência permite ser relevante, produzir conversas com maior qualidade, estimulando as interações com a audiência e também evitando passar direto por assuntos interessantes para os seus seguidores.

Sites como o calendarr (calendarr.com), mostram um compilado das datas comemorativas e feriados do ano inteiro, ajudando os gestores a focar nos dias que mais tem a ver com o universo de suas marcas. Fora isso, é sempre interessante acompanhar o que tem sacudido os grupos e fóruns da internet para encontrar boas oportunidades de conversar significativamente com a audiência. Uma boa maneira de fazer isso é acompanhar o Google Trends e os Trending Topics do Twitter.

As redes sociais são uma via de mão dupla

Antigamente, nos veículos de mídia clássicos (TV, jornal, revista e mídiasOOH ), o número de pessoas impactadas era o mais importante. Hoje em dia, quem acha que pode despejar conteúdo de qualquer maneira, sem se importar com a reação do público às mensagens, está fatalmente fadado a falar sozinho.

O feedback nos comentários é valioso para entender o que agrada e o que seu público busca ao procurar o perfil da sua organização nas redes. Mais do que números de curtidas, comentários e compartilhamentos, é importantíssimo ouvir. Quanto mais engajados forem seus seguidores, mais retornos construtivos (feedbacks) serão feitos. Assim, maior será a sua capacidade de acertar em cheio ao tentar conquistar corações e mentes dos consumidores.

Vamos bater um bom papo?

Aqui na Incena Digital, nosso elenco multidisciplinar está pronto para iniciar uma conversa produtiva com você e auxiliar a sua marca a fazer o mesmo com os seus consumidores. Conte com a gente e fique atento para mais novidades. da cena do Marketing Imobiliário.

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