Categorias
04 mar.
2021

Dicas de Livros de Marketing Digital

O marketing digital deixou de ser uma tendência para se tornar um dos pilares dos negócios saudáveis. Com mais gente apostando na internet como porta de entrada de clientes (e oportunidades), é fácil imaginar que exista uma vasta gama de cursos, livros e seminários prometendo desmistificar os conceitos do marketing online.

Para te ajudar a fugir dos materiais vazios e “mais do mesmo”, separamos essa lista com cinco obras fundamentais para entender como fazer negócios melhores, cativar seu público e tornar os clientes mais fiéis em verdadeiros entusiastas da sua marca.

Alguns desses autores terminaram suas obras muito antes das redes sociais caírem nas graças do planeta. No entanto, os conceitos por eles abordados não apenas continuam atuais, como mostram os verdadeiros atalhos para aumentar as vendas através do marketing.

Por meio dos livros aqui selecionados, você encontrará grandes pensadores já consagrados na área, sendo referências para as maiores instituições de ensino de Marketing Digital.

Pronto para embarcar nessas leituras?

Então, vamos a elas!

Dicas de Livros de Marketing Digital:  Marketing 4.0 – Do Tradicional ao Digital – Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan.

Considerado o “papa” do marketing, o autor é professor emérito de Marketing Internacional na cadeira S.C. Johnson & Son da Kellogg Graduate School of Management, na Northwestern University, em Chicago.

No livro em questão, escrito em parceria com Kartajaya e Setiawan, Kotler propõe uma nova realidade para o Marketing onde não basta investir em comerciais de TV e outros meios tradicionais de comunicação, é preciso avançar na transformação digital.

E não adianta apenas escolher ferramentas atuais. O mais importante é entender o comportamento dos consumidores frente à essas tecnologias, tanto na maneira de consumir produtos e serviços quanto no modo de absorver conteúdos, viver e comprar.

O livro também explica o motivo de grandes corporações estarem destinadas ao fim por não conseguirem evoluir junto com as relações de consumo atreladas às novas mídias.

Dicas de Livros de Marketing Digital: As 22 Consagradas Leis do Marketing – Al Ries e Jack Trout

Pioneiros no estudo do Posicionamento no Marketing, os dois consolidaram uma série de leis que ajudam o negócio a se destacar (e sobreviver). Toda marca que fala na Internet quer ser entendida, consumida e ser associada de maneira positiva na mente das pessoas. O que torna toda comunicação voltada ao Marketing uma grande batalha de percepções.

Conversar com a audiência da Internet significa humanizar a marca através da empatia do discurso. Os dois já sabiam, muito antes da popularização da Internet, da necessidade de olhar o universo de clientes em suas subdivisões que vão muito além de sexo, idade e renda. São milhões de cópias vendidas e uma referência para a maioria das instituições de ensino de Marketing que colocam este livro no segundo lugar desta lista.

Marketing de Permissão – Seth Godin

Godin é autor de uma dezena de best sellers traduzidos em mais de 35 idiomas. Neste livro, ele fala sobre uma das premissas do Inbound Marketing (ou marketing de atração).

Ao contrário do Marketing tradicional, onde as estratégias de marketing são aplicadas ao público de maneira unilateral, no inbound é o público que permite (e dita) as interações de marketing com as marcas.

The Purple Cow – Seth Godin

Também escrita por Seth Godin, foi o livro de marketing mais vendido no mundo em 2020. O autor defende a adaptabilidade das marcas como o maior objetivo estratégico. Testar, se adaptar e melhorar são princípios que precisam ser aplicados para a evolução contínua dos processos.

De maneira pouco técnica e com linguagem acessível aos diversos interessados no tema, The Purple Cow foi o último sucesso estrondoso de Godin. Num ambiente tão instável como o da internet, quem perde pouco tempo se agarrando a conceitos obsoletos e é capaz de se transformar nunca é ultrapassado na corrida pela inovação.

A Estratégia do Oceano Azul: Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante –  de W. Chan Kim e Renée Mauborgne

 O mundo dos negócios é como um oceano de oportunidades. Os negócios são como a fauna marinha, bichos dos mais diversos tipos e tamanhos. Neste livro que também habita entre as leituras indicadas de vários professores de marketing, Kim e Mauborgne batizam o mercado tradicional, saturado, com uma enorme concorrência (e alguns tubarões) de “oceano vermelho”.

Nessa parte do mercado, a batalha entre a concorrência é sangrenta e poucos conseguem sobreviver por muito tempo. Já o “oceano azul” seriam as áreas de mercado inexploradas, onde é possível crescer com mais segurança e tranquilidade. A metáfora dos oceanos é uma das lições assimiladas neste best seller, que mostra como as empresas podem desenvolver e expandir nichos de mercado que ficam no ponto cego da concorrência clássica.

Marketing na Era Digital: Conceitos, Plataformas e Estratégias – de Martha Gabriel

Martha Gabriel é uma das maiores pensadoras do online no Brasil e escreveu esse livro obrigatório para quem lida com a área. Ela aponta que o consumidor deixou de ser apenas alvo para se tornar mídia e gerador de mídia.

O livro integra as informações ao smartphone e computador, mostrando muitos cases, vídeos e até conteúdos em realidade aumentada. Afinal, a regras do jogo não são mais as mesmas, é preciso mudar as estratégias.

Conversar, estudar, se adaptar, testar e conversar novamente

O negócio, com aquela fórmula mágica passada ao longo de 300 gerações, está destinado a ser apenas uma memória dos primórdios do Marketing. O consumo digital em massa, monitorado por computadores que calibram suas prioridades de comunicação de acordo com as preferências dos usuários, destruiu a possibilidade de pensar o Marketing apenas como uma forma de vender produtos e serviços para um público geral.

É preciso se posicionar, evoluir, atrair, criar uma percepção de autoridade e facilitador do segmento que se propõe atuar. Converse com o elenco da Incena Digital para saber mais e atingir seus objetivos.

Posts Relacionados




Assine nossa newsletter

Todos os direitos reservados 2021 - Blog Incena Digital