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16 abr.
2021

Blog Imobiliário Vale a Pena?

São tantos blogs por aí e a quantidade de conteúdo na Internet é tão grande, que algumas pessoas questionam se realmente vale a pena criar um blog. No mercado imobiliário, não é diferente. A reposta da Incena Digital está nesse artigo que já vem com spoiler logo no primeiro parágrafo. Sim, quando feito com estratégia e valor, vale muito a pena. Além do mais, essa postagem faz parte do nosso blog. Não venderíamos algo em que não acreditamos, concorda?

Antes de prosseguir a leitura, entenda o que é um blog

Quando nasceram, os blogs eram uma espécie de diário pessoal dos seus produtores na Internet, os chamados “web+logs”. Ao longo do tempo, a abreviação “blog” se consolidou e seu uso foi ampliado para as esferas profissionais, corporativas e de nichos específicos. Hoje, um blog serve para publicar conteúdos mais longos e completos de interesse do público-alvo, que façam parte de uma estratégia de Marketing Digital. O objetivo inicial não é a venda. Mas, muitas vezes, ela acaba acontecendo ao final do processo de relacionamento que é gerado.

Esses conteúdos podem ser publicados por meio de texto, imagens, vídeos, áudios, infográficos, entre outros. Os blogs podem existir sozinhos ou serem uma seção de um site (o que é mais comum e indicado).

Blog Imobiliário Vale a Pena? Descubra o poder desse recurso

Mais de 30% do tráfego na Internet é gerado pelas ferramentas de busca. Antes de procurar por qualquer produto ou serviço, os consumidores geralmente se interessam antes por conteúdos que estejam relacionados ao universo dessas marcas. É nessa hora que os blogs ganham importância, gerando autoridade, tráfego e relacionamento com clientes em potencial.

E, segundo o Tech Client, sites que possuem blogs se destacam mais de 400% nas ferramentas de busca como o Google, recebem mais do que 90% em visitas do que se não os tivessem e geram 67% mais leads.

Combinados a outras ferramentas como as redes sociais e técnicas de SEO (otimização para motores de buscas), os blogs se apresentam como um recurso poderoso de vendas e divulgação, adotado pela grande maioria as empresas.

Os blogs imobiliários

Construtoras e imobiliárias recorrem a blogs em seus sites, que a cada dia se tornam mais completos e diversificados. Além de informações sobre empreendimentos e ofertas, os conteúdos abordam tudo que está relacionado ao possível novo endereço dos consumidores. Entre esses temas estão informações de utilidade pública de regiões de interesse, dicas de lazer, de decoração, legalização de documentos, dúvidas sobre financiamentos, culinária, saúde, estilo de vida, entre muitos outros!

Blog Imobiliário Vale a Pena? Quando é melhor não investir

Até aqui, só falamos da parte boa. Sem dúvida, um blog faz a diferença para gerar tráfego, autoridade, relacionamento e vendas para as empresas do setor imobiliário. No entanto, “fazer por fazer” pode se tornar um desperdício de tempo e dinheiro.

Por isso, nos casos abaixo, é melhor deixar a ideia de ter um blog para depois:

  • Não ter uma estratégia e objetivos que norteiem as postagens;
  • Explorar conteúdos que não tenham a ver com o empreendimento ou o seu público;
  • Copiar conteúdos que circulem pela Internet e não contratar bons profissionais ou agências para produzi-los;
  • Não integrar as postagens às redes sociais e outras plataformas;
  • Não engajar e identificar a audiência para criar relacionamento;
  • Não estudar o mercado, a mídia e o que a concorrência fazem.

O que não pode faltar em um blog imobiliário

Agora que você já viu o que não funciona, vamos ao passo a passo do que fazer para o blog da sua construtora ou imobiliária dar certo:

  1. Procure resolver um problema com cada conteúdo;
  2. Identifique a sua audiência;
  3. Estude a concorrência;
  4. Encontre um diferencial para cada postagem;
  5. Crie editorias por assuntos e defina a frequência das postagens;
  6. Procure encaixar um empreendimento ao conteúdo, mas sem soar extremamente comercial;
  7. Avise nas redes sociais sobre o conteúdo que foi publicado;
  8. Desdobre o conteúdo do blog em posts menores nas redes sociais;
  9. Estimule a participação da audiência nos comentários e o cadastro para receberem mais conteúdos e materiais ricos, como e-books de empreendimentos.
  10. Otimize o melhor posicionamento nas buscas no Google sobre temas e tipos de empreendimento que o blog aborda.

Agora, coloque o seu blog de pé ou melhore o que já está no ar

Você ficou sabendo que ter um blog com estratégia, bem estruturado e relevante para o público pode fazer toda a diferença na sua imagem e nas vendas. Os consumidores estão o tempo todo em busca de informações. Então, entregue o que eles procuram com qualidade e destaque-se no mercado. Afinal, hoje em dia, ninguém compra nada sem pesquisar tudo. Muito menos um imóvel.

Ainda tem dúvidas se vale a pena ter um blog. Pergunte para a gente e conte com a Incena Digital nesse item tão importante do seu plano de Marketing.

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