A pandemia da Covid-19 está testando a relevância das marcas. Como consequência, a maneira com que elas encaram a crise agora influencia diretamente a relação com os consumidores no futuro.
Além das marcas não poderem se dar ao luxo de parar de se comunicar, não basta continuar anunciando produtos e serviços como se nada estivesse acontecendo. Os consumidores querem saber o que está sendo feito efetivamente para minimizar os efeitos da crise, além de precisarem enxergar a adaptação desses negócios às suas novas necessidades. Dessa forma, missão e valores deixaram de ser apenas palavras bonitas nos sites das empresas para ganharem protagonismo nas estratégias de marketing. Com base nisso, separamos ações de 20 marcas que se destacaram neste período de pandemia.
Reposicionamento na crise
Dentro do contexto atual, dezenas de marcas brasileiras foram além do dever casa e criaram iniciativas para se adaptar ao novo momento, transformar a realidade e preservar o seu negócio com base na percepção dos consumidores acerca desse novo posicionamento.
A pesquisa da HSR
E é justamente esse grau de percepção que começou a ser aferido por um estudo da empresa de pesquisa HSR Specialist Researchers. A enquete está analisando continuamente as marcas que tem se destacado como transformadoras. São amostras online com mil entrevistas semanais. Até agora já foram cinco semanas de pesquisa e os resultados começaram a ser divulgados.
Os critérios avaliados são:
- Lembrança espontânea da marca em ações voltadas para a crise
- Associação da marca aos atributos de uma marca transformadora
- Potencial de comunicação da marca com base no número de seguidores nas redes sociais
Segundo a HSR, os principais atributos para a relevância de uma marca e que influenciam nas percepções detectadas pela pesquisa são: ação votadas à sociedade, investimento na segurança dos funcionários e consumidores, soluções para os momentos de crise, além de ética e justiça – imprescindíveis em qualquer cenário.
Fazer e mostrar que fez
Dentre as marcas mais bem ranqueadas, se destacaram as que mais rápido adotaram medidas transformadoras e as comunicaram ao público. Por exemplo, a fabricação de álcool em gel nas fábricas da Ambev assim como os fundos de apoio do Ifood a restaurantes e entregadores durante a quarentena logo chamaram atenção. Já a rede varejista Magazine Luiza (líder do ranking), suspendeu o funcionamento de lojas evitando demissões e investiu pesado na venda digital. “Magalu” ainda doou mais de R$ 10 milhões para o suporte e tratamento das vítimas do Covid-19.
As 20 marcas mais transformadoras
Conheça agora as 20 marcas mais transformadoras na pandemia. E a sua empresa, o que está fazendo para mudar a realidade e sobreviver em um mundo que já é novo?
1º lugar: Magazine Luiza
2º lugar: Netflix
3º lugar: Natura
4º lugar: O Boticário
5º lugar: Ambev
6º lugar: Ifood
7º lugar: Nestlé
8º lugar: Lojas Americanas
9º lugar: Samsung
10º lugar: Coca-Cola
11º lugar: Mercado Livre
12º lugar: Casas Bahia
13º lugar: Ype
14º lugar: McDonald´s
15º lugar: Cacau Show
16º lugar: Uber
17º lugar: Unilever
18º lugar: L`Oreal
19º lugar: Apple
20º lugar: Unimed
Conhece alguma outra marca que esteja fazendo diferença e chamando atenção durante a pandemia? Conte para a gente nos comentários e fique em casa se puder.
Fonte: Meio e mensagem