Categorias
15 mar.
2022

A importância das cores para a sua marca

No mundo dos negócios, todos desejam ser notados. Não é por acaso que as marcas investem no desenvolvimento de embalagens e identidades visuais que possam comunicar os valores da marca e, mais do que capturar a atenção das pessoas, sejam capazes de provocar sensações no público. A importância das cores em diversos aspectos deve ser levada em consideração para uma marca crescer e aparecer.

As cores são parte fundamental de qualquer estratégia. Assim como no cinema e na indústria da moda, as frequências adequadas podem jogar a favor ou contra as organizações dependendo da sua utilização. Isso significa que é importante entender como as pessoas se relacionam com os tons e descobrir a melhor combinação para se destacar positivamente no oceano de logos e elementos visuais.

Elas dizem muito sobre o propósito da sua empresa

As formas, tipografias e cores presentes na identidade visual não só exprimem os valores da empresa como também sua personalidade e seu modo de enxergar o mundo. É recomendado escolher elementos que, ao mesmo tempo que sejam de fácil assimilação por parte do público, não estejam sujeitos a interpretações incorretas.

Tendo isso em mente, esperamos que você se conscientize da importância de escolher com sabedoria quais cores farão parte da identidade visual da sua organização. Por isso, fizemos este pequeno guia para que seja possível se favorecer da aplicação das cores certas na composição do seu branding.

Vermelho é a cor da paixão

Marcas como IFood,  McDonald ‘s e Coca Cola sabem muito bem o valor de um vermelho vibrante em suas comunicações. Essa cor é capaz de provocar o sentimento de urgência (e por isso é frequentemente utilizada em promoções e liquidações), energia, força, intensidade e dinamismo.

Não é à toa que esteja presente em inúmeros estabelecimentos como lanchonetes e restaurantes e que seja evitada em ambientes onde a calma e a serenidade devam ditar o ritmo, como em salas de espera de consultórios e em salas de aula, por exemplo.

Azul para inspirar

Muito presente em marcas com a imagem associada à segurança, serenidade, integridade e credibilidade, o azul faz parte da identidade de diversas instituições do ramo da saúde, ensino, tecnologia, indústria automotiva e construção.

Podemos citar como exemplo: Samsung, Dell, Philips, HP, Fox, Twitter, Facebook, Dove, Unilever, Volkswagen e diversas outras que carregam os valores descritos no parágrafo anterior como pilares da marca.

A importância das cores para a sua marca: amarelo para aguçar

A cor da alegria também traz consigo sentimentos como otimismo, conforto, atenção e cautela. É muito utilizada em vitrines e embalagens promocionais por chamar a atenção positivamente e também por marcas que desejam impactar de forma significativa os seus clientes.

Além do McDonald ‘s já citado anteriormente, apostam no amarelo marcas como a 99 Taxi, Pokemon, Shell, Ri Happy, Bic e Nikon.

Verde para relaxar

Se sua organização tem compromisso com a sustentabilidade, promove a natureza e deseja passar sensações de bem-estar, saúde, paz e esperança, é a cor a priorizar.

Como exemplos, podemos falar da Unimed, Heineken, Lacoste, Spotify, Sprite, Starbucks e Land Rover.

Neutralidade também é um jeito de colorir

Não são poucas as marcas que escolhem desenvolver identidades mais neutras, em preto e branco, e usam as cores de acordo com a época ou o produto e serviço que querem enfatizar no momento. Apesar de eficiente, é uma estratégia que deve ser usada com sabedoria para evitar confusão e má-interpretação por parte dos clientes.

Coloque o seu negócio em cena com as cores certas e alcance o sucesso no final do arco-íris

Aqui, contamos com uma equipe multidisciplinar dedicada a estudar os valores, a personalidade e os objetivos de cada marca, de modo a desenvolver soluções que fujam do óbvio, superem as expectativas e se destaquem na paisagem dos negócios.

Posts Relacionados




Assine nossa newsletter

    Todos os direitos reservados 2025 - Blog Incena Digital