Categorias
04 maio.
2022

A importância de um site responsivo para a sua marca

Você já ouviu falar em UX? Essa sigla define o conjunto de técnicas e práticas que levam em conta a experiência do usuário ao consumir conteúdo online. Pense comigo: quais as chances de alguém que teve uma experiência ruim no seu site voltar lá para qualquer tipo de consulta? Por isso, a importância de um site responsivo deve ser levada sempre em consideração para a sua marca ser respeitada.

Aqueles que conseguem o que querem no seu site estarão mais propensos a recomendá-lo. Dessa forma, para receber público de qualquer origem, é necessário preparar o seu domínio para ser acessado de diversas maneiras. Vamos dar uma olhada nos principais aspectos de um site caprichado?

O Google dá mais destaque para sites responsivos

Desde 2015 o Google valoriza os sites que adaptam seus conteúdos para os diversos tipos de tela.

A responsividade é uma característica importante dos conteúdos bem feitos. Isso quer dizer que, independentemente do aparelho que esteja utilizando para acessar a informação (seja ele um computador, dispositivo móvel ou smart TV), o conteúdo estará sendo exibido da maneira adequada, sem aquela necessidade de ampliar demais a tela para conseguir ler um texto ou ter que arrastar o cursor para ver uma imagem.

Isso facilita o carregamento dos dados e o consumo das informações, aumenta as chances de conversão e evita o aumento da taxa de pessoas que saem da sua página de maneira prematura, sem acessar aquilo que queriam (o chamado bounce rate).

Não é só de responsividade que vivem os melhores sites

Diversas pesquisas já apontaram uma enorme taxa de rejeição em páginas que demoram a carregar. O próprio Google avalia este índice na nota de FCP (first contentful paint).

Se seu endereço não está preparado para fornecer informação de qualidade e de maneira rápida, não adianta investir dinheiro no leilão de cliques, seu link ficará fatalmente ranqueado em posições mais desfavorecidas do que páginas otimizadas e responsivas.

De mobile friendly para mobile first: o que mudou na experiência dos usuários?

Se antes os sites eram projetados para serem acessados através de computadores de mesa (desktops) e notebooks, atualmente são dos celulares que a maioria das pessoas navegam pela internet. Segundo o relatório State of Mobile 2022, nosso país é líder mundial em uso de smartphone, com uma média de 5,4 horas de utilização diária. Por isso, é fundamental preparar suas páginas para serem exploradas por meio das telinhas

A importância de um site responsivo para a sua marca: a escaneabilidade do conteúdo também conta

Facilitar a assimilação do conteúdo por parte da audiência é um dos desafios que os desenvolvedores encontram ao desenvolver seus sites. Ajudar as pessoas a terem uma experiência mais fluida, com leitura dinâmica e facilitada, favorece o envolvimento do público com a marca.

Evite textos muito densos, com parágrafos enormes e fontes pequenas. O uso de imagens e elementos gráficos também ajudam a tornar a experiência do usuário mais leve. Quanto mais assertiva for a leitura, mais fácil será o envolvimento dos usuários com o conteúdo  proposto e mais chances de avançar pelo funil de vendas.

SEO não se resume à escolha das melhores palavras-chave

A otimização dos sites para motores de busca, que é o conjunto de técnicas reunidas sob a sigla em inglês SEO, envolve também a responsividade das páginas. Se uma página não é amigável ao ambiente mobile, não espere aparecer nos resultados dos principais buscadores.

Uma maneira simples de testar a responsividade no desktop é redimensionar a janela do site em vários tamanhos e observar se o conteúdo se adapta para ser exibido da forma correta. Existem diversos sites capazes de simular a exposição do seu conteúdo em várias resoluções. Isso também pode te dar uma noção do quanto é preciso melhorar nesse atributo.

Aposte na ajuda de profissionais para ter o devido destaque

Procure por equipes experientes e capacitadas para testar, desenvolver e aprimorar suas soluções. Deixando a parte mais trabalhosa com especialistas, você fica com mais tempo para pensar nos próximos passos rumo à satisfação dos seus clientes.

Webdesign, design e UX são só algumas das disciplinas envolvidas no processo de tornar cada vez melhores as relações entre as marcas de nossos parceiros e seus públicos. É com a aplicação das técnicas, a aquisição de conhecimento e o trabalho constante que fazemos a diferença e colhemos resultados para colocar o seu negócio na cena certa.

Posts Relacionados




Assine nossa newsletter

    Todos os direitos reservados 2025 - Blog Incena Digital