2014
O fim do Curta e Compartilhe
Ontem o Facebook anunciou algumas medidas que tomará para melhorar a experiência dos usuários da rede. A que mais chama atenção entre elas é a que promete acabar com o “Like-Baiting”, mas conhecido por aqui como os posts de “CURTA e COMPARTILHE”.
Segundo o próprio Facebook muitas páginas utilizam essa técnica para conseguir otimizar as curtidas, compartilhamentos e comentários recebidos em suas publicações e assim se tornarem, de modo artificial, mais relevantes e aparecem para um número maios de usuários.
Apesar da técnica funcionar, o Facebook concluiu, através de uma pesquisa feita com usuários da rede, que este tipo de conteúdo é 15% menos relevante que outras postagens populares que não ficam mendigando likes e shares e que elas acabam escondendo o conteúdo verdadeiramente relevante na news feed dos usuários.
O Facebook também anunciou que pretende fechar o cerco contra conteúdos repetidos (quantas vezes você viu páginas diferentes postando a mesma coisa, ou a mesma página postando o mesmo conteúdo em dias diferentes?) e contra spam, mas também não detalhou como fará isso.
No fim das contas, se a rede de Mark Zuckerberg conseguir implementar essas medidas, todos saem ganhando: os usuários, que verão conteúdos melhores quando acessarem a rede, e as empresas, que verão o seu conteúdo chegar a mais pessoas (desde que tenham qualidade e relevância).
Via Facebook Newsroom.